Image Alt

Blog

Cromoterapia e Cromopunctura

“Já os antigos egípcios conheciam a Cromoterapia, que literalmente significa “cura com as cores”…”


As cores influenciam a nossa vida em vários níveis, muitas vezes sem nós darmos conta, todos os dias. Vamos falar mais sobre este assunto no workshop “Mudar de Cor, Mudar de Olhar”.

Já os antigos egípcios conheciam a Cromoterapia, que literalmente significa “cura com as cores”. Utilizavam ambientes e panos coloridos, como ainda hoje é costume nas tradições populares. Em tempos mais modernos, passou-se a utilizar luz colorida, irradiando grandes superfícies do corpo com lâmpadas e filtros coloridos. As cores podem ser “administradas” por tecidos, espaços ou luz e são absorvidos pela pele, pelos olhos ou ingeridas pela água.

Agora, na Cromopuntura as dimensões são outras: Em vez de irradiar grandes superfícies do corpo com luz ou cobrir com panos coloridos, na Cromopuntura irradia-se pontos específicos na pele com feixes de luz colorida, muitos deles conhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa. As cores tem um comprimento de onda preciso e é esta onda que produz o efeito terapêutico, pois cada cor leva uma informação adequada aos órgãos de coordenação endócrina do cérebro. Corrigida assim a informação defeituosa destorcida pela doença, os órgãos de coordenação reestabelecem a harmonia no corpo e o distúrbio se resolve.

Vimos como a cromopuntura faz parte da cromoterapia, indicando o caminho para o futuro de terapias milenares. Hoje, as ciências modernas vem a explicar conhecimentos antigos. A descoberta dos bio-fotões e da comunicação das células através da luz é só o inicio do desenvolvimento de novas visões do mundo e da vida.
Claudia Brabetz