A Lótus & Lírios
“A Lótus&Lírios iniciou-se em 2006, após a minha formação em Medicina Tradicional Chinesa e estágio na China.
Ao longos dos anos, através do estudo, da aprendizagem e formação com professores de referência dentro do universo nacional e internacional da MTC e sobretudo de uma extensa experiência profissional, não deixo de me surpreender com a efectividade dos Cânones desta sabedoria milenar, ciente de que existe um (já menos longo) caminho ainda a percorrer para que Ciência Moderna se abra definitivamente a esta forma de abordar e actuar sobre as fragilidades e consequentes desiquilíbrios do corpo humano.
A prática da MTC é a principal vocação da Lótus&Lírios, mas ao longo do tempo foi abrindo espaço a outras abordagens como a massagem Abyangam, com óleos essenciais e aplicados segundo o estudo dos Doshas, e à Cromopunctura, que surge da sinergia da sabedoria da MTC com o efeito terapêutico da luz, através da irradiação com luz colorida de pontos ou zonas do corpo. É uma terapia particularmente indicada e tolerada por bébés e crianças, pessoas com fobia a agulhas, ou que simplesmente preferem esta abordagem.”
Alexandra Dias
Medicina Tradicional Chinesa
Conceito
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a doença é o resultado de um desiquilíbrio energético que compromete o normal funcionamento dos nossos orgãos e por consequência dos vários sistemas fisiológicos.
Restabelecer uma correcta circulação da energia por toda a rede que nos abastece é o objectivo terapêutico do exercício da Acupunctura e outras disciplinas associadas como a dietética, o exercício físico e a massagem.
A Medicina Tradicional Chinesa, à semelhança de outras medicinas tradicionais tem uma visão holística do ser humano.
É uma medicina que não separa o corpo do espírito. E considera que Homem e Natureza funcionam da mesma forma e segundo as mesmas leis.
Não diferencia o equilibrio psicológico ou emocional do equilibrio global do corpo humano. Físico e mental estão estreitamente relacionados, sendo que a maioria dos desiquilibrios emocionais são à luz da MTC a principal causa da grande maioria das patologias internas.
Alexandra Dias
Medicina Tradicional Chinesa
- Curso de Medicina Tradicional Chinesa, pela APA-DA (Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas). Licenciatura em 2003.
- Diplomada pelo CREAT (Centre de Recherche en Acupuncture Traditionelle), 2007.
- Participação em várias formações em “pulsologia Tradicional chinesa” com o Dr. Alain Peyronnel em Paris entre 2005 e 2008.
- Formação em “Cromopunctura” com o Dr. Fausto Pagnamenta, Instituto de Cromopunctura, Locarno – Suiça 2010/2015.
- Instrutora de Taichi desde 1997.