Image Alt

Abyangam

Abyangam

A palavra Abyangam significa literalmente aplicação de óleos em todas as partes do corpo (abhi – todas as direcções e angam – partes).

Abyangam é um tratamento ayurvédico composto por 4 partes:

  • Aplicação dos óleos terapêuticos (Tailam)
  • Estimulação de pontos energéticos (Varma)
  • Manipulação de articulações (Muri)
  • Técnicas de massagem

Abyangam – O Que É?

Abyangam é um dos procedimentos do “Panchakarma” (terapia de desintoxicação da medicina tradicional indiana – Ayurveda) e faz parte de um protocolo para o tratamento de diferentes tipos de patologias.

Como forma de tratamento, deve ser feito regularmente, como forma de prevenção, deve ser incorporado numa rotina diária apropriada (dinacharya).

As técnicas e os óleos terapêuticos a utilizar são sempre de acordo com a análise da constituição Ayurvedica, pelo que numa primeira abordagem
é feita uma análise onde se determinam os doshas predominantes, a prakruti (natureza base) e a Vikruti (desequilíbrios) do paciente. 

1
Análise de constituição Ayurvédica
2
Determinação dos doshas dominantes - Prakruti
3
Análise dos desequilibrios - Vikruti
4
Plano de tratamento adequado aos objetivos do paciente

Abyangam

A quem se destina? (benefícios e contra-indicações)
Abyangam2_crop

A todos, grávidas, bebes, crianças, jovens, adultos ativos e idosos.

Uma prática regular deste tipo de massagem ajuda ao relaxamento muscular, remoção de toxinas e nutrição dos tecidos do corpo. Atua diretamente no sistema linfático, sanguíneo, digestivo e nervoso. Aumenta a vitalidade, ajuda ao rejuvenescimento e ajuda a abrir os canais de energia, eliminando os seus bloqueios.

De uma forma geral ajuda à promoção da saúde e bem-estar, desaconselha-se no entanto o uso de Abyangam em caso de febre, indigestão, purgas, flebites agudas, condições inflamatórias, queimaduras, tumores e metástases.

Com que frequência?

A frequência deve ser sempre avaliada pelo terapeuta, podendo no entanto ser usada como terapia diária, como forma de prevenção ou simplesmente pela sensação de leveza e bem-estar que esta massagem proporciona.

A medicina ayurvedica aconselha ATMABYANGAM (auto-massagem com óleos) como forma de rotina diária na cabeça de manhã, costas/pernas/braços depois de um dia de trabalho e pés ao deitar, de uma forma completa semanalmente e ABYANGAM feito por um terapeuta, 1x por mês como forma de manutenção dos doshas em pessoas saudáveis.

Abyangam1

Testemunhos

Abyangam

Recomendo para todos os que queiram ter momentos de extase, evasão, plenitude...frequentemente ofereço de presente aos que sinto terem dificuldade em obter estes momentos...

Médica Pediatra , 58 anos
Dores musculares, lombalgias

Abyangam

A massagem transporta-te para uma nuvem interior de suavidade e exterior de prazer.

Advogada , 66 anos
Tensão muscular e problemas respiratórios

Abyangam

Considero-me muito afortunado de ter no Porto os serviços de Helena Ribeiro. Tenho visitado a Índia e experimentado massagens ayurvédicas, mas felizmente os tratamentos da Helena são ao mesmo alto nível como naquele país.

Diplomata/Reformado, 82 anos
Relaxamento - rigidez muscular

Abyangam

O toque quente das suas mãos em mim... Desencadeia bem estar, conforto e cuidado. Leva-me a harmonia comigo mesma! Chego a vivenciar um estado de plenitude, sentindo-me completamente revigorada. Deixa-me pronta para mais um mergulho neste mar que é a vida do nosso dia a dia.

Professora de Yoga , 63 anos
Harmonizar os doshas

Abyangam

Lótus & Lírios é o local ideal para relaxar depois do trabalho. Inserido um espaço industrial divinamente recuperado permite-nos usufruir da tranquilidade e da beleza da vegetação. Quanto à massagem.... é indescritível ! Excelente técnica com profundo conhecimento de Ayurveda permite-nos sair revigorados mas totalmente relaxados. Uma experiência a não perder e a repetir.

Engenheira Química , 60 anos
Relaxamento e hidratação

Abyangam

A massagem que nos eleva aos céus! Não há outra igual ou que se lhe compare.

Psicóloga, 58 anos
Relaxamento

Abyangam

Descompressão da vida quotidiana.

Estudante de Mestrado, 28 anos
Tensão muscular, gestão de stress

Abyangam

Um verdadeiro festival dos sentidos. Uma presença discreta que tranquiliza e envolve. É-me difícil conceber melhor massagista.

Médico Psiquiatra, 49 anos
Cansaço Extremo

Abyangam

Abyangam foi a melhor forma de ultrapassar os “contratempos” que as rápidas mudanças corporais deste estado de graça nos fazem passar. Para além disso, o relaxamento que este tipo de massagem nos provoca, serve nesta altura da vida para parar e refletir sobre a alegria que está para vir.

Médica, 44 anos
2ª Gravidez

Abyangam

Ao longo da gravidez, pude usufruir destas maravilhosas massagens, que para além de aliviar os desconfortos causados pela transformação do corpo, me fizeram sentir mais relaxada, o que me levou a viver uma gravidez mais plena, de amor e bem-estar geral. Agradeço e recomendo!

Terapeuta da Fala, 34 anos
1ª Gravidez

Abyangam

É fantástico o efeito combinado de mãos e óleos de Abyangam. A abordagem da Helena é dedicada, clarividente no toque, requintada e completa. Sempre que posso invisto numa massagem destas... e só me ocorre fazê-lo com ela. É uma vivência espetacular de plenitude e bem-estar!

Professor Universitário, 59 anos

SAIBA MAIS SOBRE AS TERAPIAS. AGENDE UMA CONSULTA CONNOSCO.