
Acupunctura
Contexto - Medicina Tradicional Chinesa
Este é o símbolo do pensamento filosófico chinês, muito antigo, que contêm em si o príncipio de Tudo o que existe e pelo qual também se rege a Medicina Tradicional Chinesa.
Este símbolo, composto por duas partes iguais na forma mas opostas na cor, representa as duas forças opostas, mas que dependem uma da outra para a sua própria existência, que dão origem a todos os fenómenos que se manifestam tanto dentro como fora de nós.
Foram elas denominadas de Yin e de Yang. E é à volta dos príncipios que lhe dizem respeito que se estrutura e desenvolve a MTC.
Um acupunctor trata de verificar e afinar estas duas forças Yin e Yang de que somos compostos e de que depende a nossa homeostase.
Durante a primeira sessão será possível recolher dados para a anamnese, com auscultação do pulso, que é das mais importantes técnicas para apreender o estado energético do paciente, o acupunctor traça um diagnóstico que lhe permitirá apresentar e avançar com uma estratégia terapeutica que passará pela inserção de agulhas filiformes ou outras técnicas complementares à acupunctura como a moxibustão, electrestimulação ou ventosas, e sugestão de alguns conselhos dietéticos, recomendações de exercícios físicos, e se caso for necessário, prescrição de fitoterapia.

Patologias
Uma sessão de Acupunctura trata antes de mais de reequilibrar de uma forma holística todos o sistema de meridianos dos quais depende o nosso estado de bem-estar e saúde. A acupunctura é indicada em casos de:
Lombalgia, Cervicalgia, Ciatalgia, Hérnia discal, inflamação das articulações, tendinites, contraturas musculares, reumatismo, artroses, esporão do calcâneo, síndrome do canal cárpico, nevralgia do trigémio, fibromialgia, cefaleias, enxaquecas.
Depressão, stress, ansiedade, esgotamento psíquico, anorexia, insónia, crises de pânico, fobias.
Asma, bronquite asmática, alergias, sinusite, rinite, laringite, faringite, constipações frequentes.
Amenorreia, metrorragia, outras perturbações do ciclo menstrual, infertilidade, libido diminuída, ovários poliquísticos, infecções urinárias de repetição.
Alergias, disturbios intestinais, eczemas, psoriase, hemorroides, hipertensão, incontinência urinária, otites, paralisia facial, prostatite, tiroidite de ashimoto, síndrome vertiginoso, urticária, varizes, zumbidos/acufenos
Melhoria do tónus facial, atenuação das rugas, emagrecimento, celulite.