Image Alt

Blog

Inverno segundo a MTC

“Os três meses de frio evocam reclusão. A água gela, a terra fende-se, evitamos trabalhar nos campos, deitamo-nos cedo e acordamos mais tarde. A vontade é de nos recolhermos no interior das casa. Fugimos ao frio e procuramos ambientes mais quentes. Evitamos transpirações que esgotam os sopros” – SuWen cap.1


 

A estação do Inverno está ligada ao “Frio” no que diz respeito à energia do Céu, e à “água” no que diz respeito ás energias da Terra.

O inverno é a estação do frio que endurece a água, o gelo e a neve. O Yin domina e o Yang recolhe-se, perde o seu fulgor. As noites são mais longas do que os dias, a seiva desce em direção à Terra, os animais hibernam, as árvores perdem a sua folhagem, toda a natureza repousa sob a neve ou geada, e a terra produz muito pouco. Tudo se interioriza.

O nosso Qi também se afunda. É altura de também nós nos recolhermos para nos protegermos do rigor da estação. O Yang no seu retiro, para a profundidade, prepara com o Yin o próximo ressurgimento da primavera. É um ciclo que se aproxima do fim para dar as boas vindas ao próximo.

Sendo o frio a energia que domina no inverno, energia essa, de natureza Yin, vai “atacar” as funções Yang no nosso organismo. Se não tomarmos medidas para o combater e ajudar o corpo a conservar o calor, através da alimentação, roupa adequada, maior tempo de descanso, a nossa energia Yang pode entrar em défice e não ter força suficiente para cumprir o seu papel protetor, permitindo ao frio penetrar no nosso corpo, vencendo camada após camada e acabando com o bom funcionamento dos vários sistemas do organismo.

O orgão e a víscera que estão intimamente ligados a esta estação são o rim e a bexiga. Juntos representam o elemento Água no ciclo dos cinco elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal). Os rins são considerados na MTC como a residência da energia essencial, da qual depende a Vida. Durante esta estação, se a energia do rim se encontrar em vazio podem suceder distúrbios na nossa saúde e bem-estar como, lombalgias, ciatalgias, dores ou maior fraqueza dos joelhos, astenia mental, asma, nefrites, zumbidos, vertigens, libido diminuída.

Nesta altura do ano nas sessões de acupuntura, previne-se o vazio de Yang, e reforça-se o calor interno, sempre através de um balanço equilibrado e dinâmico entre Yin e Yang.

Alexandra Dias