Image Alt

Blog

A fisiologia da pele

“Na medicina Tradicional Chinesa os problemas de pele diferenciam-se e agrupam-se em 7 diferentes quadros, segundo as características e manifestações das lesões”


A pele depende do Qi do pulmão, rins e baço, que participam na produção e distribuição de sangue, de líquidos e de Qi  para a nutrir, hidratar e regenerar. E depende do Qi do Fígado e coração, fundamentais no controlo e equilíbrio das emoções. Para que um distúrbio dermatológico se manifeste é provável que existam:

  • um desiquilíbrio interno, constitucional ou adquirido, que leva a estagnação de sangue, Qi ou líquidos orgânicos por vazio de energia Yin e/ou Yang. 
  • um factor patogênico externo, climático ou alimentar.
  • um factor emocional.

Na medicina Tradicional Chinesa os problemas de pele diferenciam-se e agrupam-se em 7 diferentes quadros, segundo as características e manifestações das lesões:

  1. Factor Vento – Frequentemente devido a um vazio da energia do Fígado, Rim e do sangue. É o caso das dermatites pruriginosas e da psoriase.
  2. Factor Frio – externo ou interno, e neste caso devido  a uma degradação funcional e a um vazio de energia Yang. E como exemplo temos as dermatoses crónicas e esclerodermia.
  3. Factor Calor – Problema caracetrístico das estações quentes. Com aparecimento brusco de pápulas, vesículas ou pústulas.
  4. Factor Humidade – Gere prolemas de estagnação de humidade, com acumulação de fluidos, podendo evoluir para supuraçoes serosas ou úlceras que tardam em cicatrizar.
  5. Factor Secura – Relacionado mais frequentemente com a entrada da estação do Outono, altura em que o corpo pode apresentar insuficiência de líquidos orgânicos e insuficiência de sangue, originando secura de pele, escamação e liquenificação.
  6. Factor Fogo – Sintomas de extremo calor frequentemente atribuído a hiperactividade do fogo das vísceras. Há sinais de inflamação e muito calor “tóxico” nas várias camadas da pele, inchaço, dor, e muitas vezes acompanhado de febre, obstipação, micções curtas e avermelhadas.
  7. Estagnação de Sangue – Aqui as patologias caracterizam-se por obstrução dos vasos sanguíneos e pertubação da circulação do Qi e do sangue. Os sintomas habituais são aumento de pigmentação com aparecimento de manchas vermelhas ou púrpuras e nódulos duros também eles vermelhos e dolorosos.

Nas patologias dermatológicas, a par da acupunctura, a Fitoterapia chinesa tem um papel de grande importância na estratégia terapêutica. E alguns casos podem levar bastante tempo até se reverter o processo que está na origem do problema.
Alexandra Dias