Apresentação da Metodologia Feldenkrais

Workshop

APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA FELDENKRAIS

“se sabes o que estas a fazer, podes fazer o que quiseres” Moshe Feldenkrais

A vocação do método Feldenkrais é melhorar os seus movimentos, trazendo-lhe eficiência, conforto, facilidade e prazer. Este método ajuda tanto a prevenir como a aliviar o desconforto ou as dores, otimizando o seu desempenho nas situações do seu quotidiano profissional, desportivo ou artístico.

Compreenda melhor ofuncionamento do seu corpo em movimento e explore alternativas para saber naturalmente escolher o melhor movimento numa determinada situação.

O método de Feldenkrais, combina anatomia, biomecânica, psicologia do desenvolvimento e neurociência, para uma aprendizagem e um aperfeiçoamento contínuo.

 

Moshe Feldenkrais 1904 – 1984

Engenheiro, Doutor de física, científicos, judoca e expert em artes Marciais, científico em física nuclear neurofisiologia e neuropsicologia.

 

Moshe Feldenkrais desenvolveu um método – chamado hoje “Método Feldenkrais” – para melhorar os movimentos individuais do corpo. Este método desperta as possibilidades biomecânicas naturais do corpo e aproveita da neuroplasticidade do cérebro que permite ao ser humano de aprender, desenvolver, melhorar e aperfeiçoar competências, em qualquer idade.

Segundo Moshe Feldenkrais: «se sabes o que estas a fazer, podes fazer o que quiseres ».

Moshe Feldenkrais teve uma vida movimentada : nasce em Slawuta – hoje em Ucrânia – de pais judeus. Emigra sozinho na Palestina, no novo estado judaico, aos 14 anos, onde trabalha nas obras para ganhar a sua vida, enquanto aperfeiçoa-se nas artes marciais. Consegue o exame do ensino secundário em 1927. Viaja a Paris onde estuda eletrotécnica e mecânica, e trabalha como engenheiro para Frédéric Joliot-Curie.

Durante este período, Moshe Feldenkrais encontra o fundador de Judo, Kano Jigoro, estuda com ele e obtém o primeiro cinto preto de Europa. Judeu, refugia-se no Reino Unido no inicio da 2ª Guerra Mundial. Sofre de uma nova lesão num joelho, já presente quando mais jovem. Nessa altura, os médicos britânicos só veem uma solução: uma operação, com o risco do joelho ficar bloqueado para sempre.

Equipado com os seus conhecimentos e experiencias pessoais nas varias áreas da mecânica, física, biologia e artes marciais, Moshe Feldenkrais desenvolve o seu próprio método de aprendizagem de movimento: prestar atenção ao processo do movimento para poder modificar e melhorar. De este modo, o seu joelho reaprende a funcionar, contornando as partes lesadas e readquirindo as suas funcionalidades.

Moshe Feldenkrais percebe o valor do seu método e passa a sua vida a aperfeiçoar e partilhar o método de aprendizagem “Feldenkrais”. Em particular, aprecia trabalhar com crianças deficientes e pessoas sofrendo de acidentes, mas também, ajuda pessoas a aperfeiçoar-se nas áreas da música ou da dança.

 

Local

Lótus & Lírios – Largo Alexandre Sá Pinto, 44 A2, 4050-027 Porto

 

Custo

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia. Lotação máxima 15 pessoas.

Formadores

Formadores: Nicole Schumann Sizaret

Nicole Schumann Sizaret é instrutora Feldenkrais, formada pela Feldenkraiszentrum
Chava Shelhav em Colónia. Nicole viveu na Alemanha, no Reino Unido, na França,
na Holanda e na Itália antes de estabelecer-se no Porto, com a família, em 2010.

 

PARTILHA:

INFO

Data: 1 Dezembro 2018

Duração: 10h às 12:30h

Valor: Entrada livre, máx. 15 pessoas

Formador: Nicole Schumann Sizaret

Local: Lótus & Lírios

CATEGORIAS

> Workshops

> Arquivo

PARTILHA:

Valor:

Data:

Duração:

Inclui:

Coach:

Facilitador: